Clique nas imagens para ampliar
SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR
Produto reconhecido e muito demandado nos projetos de adequação de máquinas e equipamentos à NR-12 (norma regulamentadora que estabelece um conjunto de medidas sobre à instalação, operação e manutenção das máquinas e equipamentos, tendo como objetivo prevenir acidentes do trabalho), a cortina de luz de segurança se tornou sinônimo de máquina segura em incontáveis fábricas pelo Brasil.
MAS AFINAL, O QUE É UMA CORTINA DE LUZ DE SEGURANÇA?
Para responder esta questão, acredito que devemos primeiro esclarecer o que não é uma cortina de luz de segurança, vejamos:
Uma cortina de luz de segurança não é um sensor convencional;
Ela não é uma coluna repleta de sensores ópticos ligados em série, portanto, se você resolver criar a sua própria cortina de luz de segurança comprando sensores baratos e ligando esses sensores em série, não, você não terá uma equipamento de segurança;
Uma cortina de luz de segurança não é o único produto que deve ser instalado na máquina para garantir a adequação do equipamento as medidas contidas na norma regulamentadora NR-12.
Agora que você já sabe o que não é uma cortina de luz de segurança, vamos esclarecer o que de fato é este incrível produto.
O QUE É UMA CORTINA DE LUZ DE SEGURANÇA
Uma cortina de luz de segurança é um produto simples de instalar e com uma lógica de operação interna extremamente sofisticada para garantir plena segurança na operação de máquinas e equipamentos, independente do segmento de atuação da empresa, portanto, se você possui em seu parque fabril, máquinas ou dispositivos que possam oferecer riscos de acidentes do trabalho, você deve considerar o investimento em prevenção destes acidentes, neste contexto, a cortina de segurança é uma ótima opção.
Uma cortina de segurança categoria 4 é o topo de linha no que diz respeito a proteção de uma máquina ou dispositivo. Este produto é construído de modo que os sensores internos tenham rotinas de detecção constantes e redundantes, como isso funciona?
De forma simplificada, imagine que uma cortina de luz possua dois sistemas internos que tem o objetivo de verificar constantemente o que o outro sistema esteja fazendo (redundância), além disso, este produto é capaz de identificar uma falha que possa ocasionar um acidente e bloquear a cortina para que o operador antes de partir a máquina providencie os ajustes necessários.
Além disso, o acúmulo de falhas de uma máquina, por exemplo, também é detectado por este tipo de cortina de luz, de forma que a cortina dará condição de operação apenas quando todas as falhas identificadas forem corrigidas e o sistema estiver seguro para iniciar o processo produtivo.
Para saber mais sobre Cortina de luz de segurança
Ligue para (19) 3897-9400 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!